Pivotar ou perseverar?

Thais Dybax
1 min readJun 7, 2022

--

Lendo o livro “A Startup enxuta” me deparei com a famosa bifurcação de caminhos quando as suposições feitas em uma hipótese se mostram desfavoráveis.

“Should we stay or should we go?”, “pivotar ou perseverar?”, eis a questão.

Fica a dica: se as métricas da Startup melhoram muito devagar e a eficácia dos experimentos está em declínio, é hora de pivotar. Pivotar significa rever a estratégia, redirecionar os esforços e reformular as ações usadas para atingir um objetivo.

Ou ainda se as métricas de crescimento não atingiram o patamar desejado e não há ideias promissoras de novos experimentos, também é hora de pivotar.

Pivotar não significa jogar tudo fora e recomeçar do zero. Pelo contrário, pivotar trata-se de reposicionar o que foi desenvolvido e aprendido para uma direção mais positiva e promissora.

Agora, se a equipe vê resultados em suas métricas e consegue mensurar positivamente os experimentos, tudo indica haver sucesso em perseverar.

#productdesign #agile #startup

--

--

Thais Dybax

Using empathy, technology, arts and science, I transform users' challenges into useful, navigable, inclusive and intuitive experiences. www.thaisdybax.com