Estudo de caso: usando as heurísticas de Nielsen para desenhar um melhor processo de onboarding (entrada) numa empresa

Thais Dybax
5 min readJan 19, 2022

--

Olá pessoal! Sabemos como as primeiras impressões são importantes no mundo corporativo, e acolher novos colaboradores em uma empresa pode ser desafiador e emocionante, dado o denso volume de informações a serem apresentadas e passos a serem tomados. Apresento aqui o desafio que eu, como UI e UX Designer, e a equipe que faço parte, Recursos Humanos e Recrutadores de Tecnologia, tivemos de melhorar o Onboarding dos colaboradores das carreiras digitais na RaiaDrogasil, a maior farmacêutica da América Latina. Preparados? Vamos lá!

Ouvimos pontos de dor vindos de Tech Recruiters (recrutadores(as) para carreiras digitais) e Business Partners (parceiros(as) de negócio), sobre os novos funcionários não terem a visualização necessária do processo de entrada na RaiaDrogasil. O problema tornou-se complexo na medida em que cada área de acolhimento (Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Recrutamento Técnico e Eventos) enviava um passo diferente por e-mail para os novos colaboradores com instruções, tornando o processo confuso de seguir e sem qualquer padrão ou identidade de marca da empresa.

O problema: os novos funcionários estavam se sentindo perdidos com seus primeiros passos na empresa, enviando e-mails com frequência para as recrutadoras de tecnologia, fazendo perguntas para saber o que viria como próxima ação.

Coletando pontos problemáticos das partes interessadas — Recrutadores de tecnologia, recursos humanos, TI e novos funcionários que fizeram parte do onboarding recentemente.

Então, com isso em mente e em mãos e usando a empatia, me colocando no lugar dos usuários, comecei a desenhar um novo caminho como possível solução para este caso, sempre lembrando das heurísticas para uma boa prática de design.

Esclarecimento do problema: como novo(a) funcionário(a) na RD, quero saber com clareza quais etapas vou seguir no meu processo de onboarding, para que assim possa me planejar para os próximos desafios.

# Visibilidade do status do sistema

O design deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo por meio de feedback apropriado.

Criamos uma linha do tempo nos e-mails iniciais para dar aos novos funcionários a visibilidade do que estava acontecendo e o que eles poderiam esperar das próximas etapas. Essa criação de cronograma precisava estar alinhada com todos os stakeholders interessados ​​em passar informações aos novos funcionários sobre o processo de onboarding.

# Correspondência entre o sistema e o mundo real

O design precisa falar a linguagem do usuário, usando palavras, frases e conceitos familiares ao usuários em vez de jargões internos, fazendo com que as informações apareçam em uma ordem natural e lógica.

Para seguir esta Heurística, utilizamos uma linguagem simples e direta para orientar os novos colaboradores sobre as etapas de onboarding.

# Controle e liberdade do usuário

Os usuários geralmente executam ações por engano. Eles precisam de uma “saída de emergência” claramente marcada para deixar a ação indesejada sem ter que passar por um processo prolongado.

Para utilizar esta Heurística, adicionamos nos e-mails os contatos de alguns profissionais que o novo funcionário poderia conversar em caso de dúvidas em qualquer etapa.

# Consistência e padrões

Os usuários não devem se perguntar se palavras, situações ou ações diferentes significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma e do setor.

Para manter a consistência no processo de onboarding, padronizamos o tom de voz e aplicamos um roteiro com a mesma consistência de identidade em todos os e-mails. Também finalizamos os e-mails com um grupo de hashtags que representam a marca. Os novos funcionários recebem e-mails de 4 setores diferentes da empresa, mas ao padronizá-los seguindo a mesma consistência, os usuários não conseguem perceber que os e-mails vem de áreas diferentes.

Consistência de identidade, tom de voz e etapas entre todos os e-mails enviados no processo de integração. (RaiaDrogasil)

# Reconhecimento em vez de lembrança

Minimize a carga de memória do usuário tornando visíveis elementos, ações e opções. O usuário não deve ter que lembrar informações de uma parte da interface para outra.

Implementamos um roteiro (roadmap) nos e-mails de onboarding para ajudar os novos funcionários a visualizarem em que passo estão e os próximos passos a executarem ao entrarem na empresa. O roteiro é atualizado a cada e-mail recebido pelo novo funcionário e detalhes sobre o estágio em que se encontram são exibidos no roadmap.

Primeiro roadmap com as etapas de integração para novos funcionários. (RaiaDrogasil)
Segundo roadmap com as etapas de integração para novos funcionários. (RaiaDrogasil)
Terceiro roadmap com as etapas de integração para novos funcionários. (RaiaDrogasil)
Quarto roadmap com as etapas de integração para novos funcionários. (RaiaDrogasil)

# Design estético e minimalista

As interfaces devem conter as informações essenciais em interfaces claras e padronizadas. Cada unidade extra de informação em uma interface compete com as unidades de informação relevantes.

Criamos os e-mails da forma mais limpa possível, tentando não repetir informações dos textos do roteiro e também dando atenção às práticas de acessibilidade - textos alternativos e links com descrições exatas. Ao final do trabalho, alguns dos feedbacks que recebemos foram sobre a diminuição do fluxo de ingressantes perguntando às Recrutadoras de Tecnologia sobre os próximos passos do onboarding, bem como a satisfação e segurança dos usuários em ver todas as etapas de sua jornada (visualização de estado).

Gostou da solução que apresentamos? O que você faria diferente de nós? Deixe um comentário aqui e vamos trocar ideias :)

Obrigada por ler e, se você quiser se aprofundar em Heurísticas, pode conferir mais aqui: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/

--

--

Thais Dybax

Using empathy, technology, arts and science, I transform users' challenges into useful, navigable, inclusive and intuitive experiences. www.thaisdybax.com